O valor que o
endomarketing agrega a empresa
A Comunicação
Interna constrói uma relação de lealdade com os colaboradores da
empresa, compartilhando os objetivos sociais e empresariais da
organização
Por Ricardo Bruno
O Endomarketing,
que se resume em ações de marketing voltadas aos funcionários das
empresas, assim como o Marketing, demora a ser percebido pelos
empresários como um investimento a médio e longo prazo, importante
para diferenciar e agregar valor a marca. As empresas esquecem ou
não dão a devida importância para estas ações, que na maioria das
vezes não são planejadas em seu orçamento, bugets de marketing e
estratégia.
Um fator determinante para o sucesso de uma empresa são as relações
pessoais, no livro “Endomarketing – Como Praticá-lo com sucesso”, de
Saul Bekin, Júlio Ribeiro faz uma colocação muito interessante: “A
atitude das empresas, seus valores éticos, o envolvimento emocional
dos funcionários que as compõem e a capacidade de agregar relações
afetivas adquiriram muito mais peso no processo de desenvolvimento
das empresas do que a simples qualidade industrial do produto, preço
ou mesmo o índice de participação no mercado”.
Para tornar concreta essa relação entre funcionário e empresa, o
Endomarketing usa de uma ferramenta muito importante chamada
Comunicação Interna. A forma como a empresa se relaciona com o seu
colaborador e vice-versa, é trabalhada pela departamento de
comunicação da corporação de modo que ela chegue no seu objetivo de
maneira eficaz.
A Comunicação Interna constrói uma relação de lealdade com os
colaboradores da empresa, compartilhando os objetivos sociais e
empresariais da organização. A longo prazo ela fortalece a sua
imagem e valor de mercado. As empresas tendem a passar com muito
mais facilidade pelos momentos de crise se tiverem funcionários bem
informados sobre os objetivos e valores do grupo onde atuam.
A área de comunicação de uma empresa não é só voltada para os seus
funcionários, é muito importante que ela se relacione também com o
público externo. Terceiros, fornecedores e o próprio consumidor
devem receber informações estrategicamente trabalhadas pela área de
comunicação. Assim, a imagem da organização será ainda mais forte e
todos enxergarão a empresa da mesma maneira.
Nos últimos anos, algumas agências estão se especializando em
Comunicação Coorporativa, auxiliando as empresas a tornarem suas
ações mais atrativas para melhor seduzir seu público alvo. Essas
agências costumam ter estruturas mais enxutas, conseguindo assim
atender o cliente com mais agilidade e melhores preços, viabilizando
as ações definidas pelas áreas de Comunicação.
Hoje a Globalização muda freqüentemente a realidade em que vivemos,
principalmente na área da comunicação, exigindo cada vez mais
competências e habilidades do profissional que se dispuser a
trabalhar nesse mercado extremamente competitivo e dinâmico.
Ricardo Bruno é sócio-diretor da Quiz Brasil Comunicação
Integrada e reponsável pela área de endomarketing da empresa
Fonte:
Editora Empreendedor -
www.empreendedor.com.br
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