Infobibos - Informações Tecnológicas - www.infobibos.com

Parceria entre Embrapa Clima Temperado e Faculdade de Medicina Veterinária da UFPel obtém os primeiros embriões suínos viáveis pelo sistema de produção in vitro

 

Ligia Margareth Cantarelli Pegoraro

 

As tecnologias de reprodução assistida possuem papel preponderante nos programas de multiplicação e preservação de material genético. Com o sistema de produção in vitro de embriões é possível obter um grande número de descendentes de um determinado animal. Em suínos a tecnologia visa a preservação de raças em perigo de extinção e também a obtenção de material para utilização em técnicas como a clonagem, transgenia e estudos de xenotransplantes.  A raça Moura foi introduzida no Brasil pelos imigrantes portugueses e caracteriza-se por sua alta rusticidade e baixo nível de contaminação genética. Atualmente existe na Unidade da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC) um núcleo de criação. Entretanto, em função do número reduzido, estes animais ainda são susceptíveis à extinção pelo advento de epidemias ou pelo simples efeito da consanguinidade.

Blastocisto suíno produzido in vitro
Foto: Jorgea Pradiée

Estudos desenvolvidos pela parceria do Laboratório de Reprodução Animal da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) visam a implementação desta técnica para multiplicação e preservação de material genético de raças suínas em perigo de extinção como a raça Moura.

Animais da raça Moura
Fotos: Joana Cláudia Mezzalira

Em março de 2011 as ações de pesquisa desenvolvidas pela aluna de doutorado da UFPel, Elisa Caroline da Silva Santos, com orientação dos professores Arnaldo D. Vieira e Thomaz Lucia Junior, em colaboração com o Laboratório de Reprodução Animal da Embrapa Clima Temperado, apresentaram os primeiros embriões suínos viáveis obtidos pelo sistema de produção in vitro. Diante de todas as dificuldades da técnica nesta espécie, esta etapa foi considerada um grande avanço. Estudos complementares estão sendo conduzidos no sentido de aprimorar os resultados da técnica de multiplicação e também garantir a viabilidade embrionária após a criopreservação deste material genético.


Ligia Margareth Cantarelli Pegoraro possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1987), mestrado em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (1993) e doutorado em Ciências pela Centro de Biotecnologia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas (1997). Atualmente é pesquisadora iii da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Unidade Embrapa Clima Temperado. Possui experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Biotecnologia da Reprodução e em Produção Animal. Coordena as atividades do laboratório de Reprodução Animal da Embrapa Clima Temperado. Atua principalmente em tecnologias de reprodução assistida em bovinos e ovinos, tais como produção de embriões in vivo e in vitro, criopreservação de gametas e embriões, determinação do sexo de embriões por PCR e estudos da ultra estrutura embrionária por microscopia eletrônica. Na área de transferência de tecnologia participa como instrutora de cursos de capacitação para produtores e técnicos sobre manejo reprodutivo em bovinos de leite.
Contato: ligia.pegoraro@cpact.embrapa.br  



Reprodução autorizada desde que citado a autoria e a fonte


Dados para citação bibliográfica(ABNT):

PEGORARO, L.M.C. Parceria entre Embrapa Clima Temperado e Faculdade de Medicina Veterinária da UFPel obtém os primeiros embriões suínos viáveis pelo sistema de produção in vitro. 2011. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2011_2/EmbrioesSuinos/index.htm>. Acesso em:


Publicado no Infobibos em 28/06/2011