Tecnologia da Informação como instrumento para a gestão do
conhecimento
Na década de ‘90, o termo informática foi gradativamente substituído pela expressão “tecnologia da informação e comunicação” (TIC) que designa o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação, abrangendo comunicação por redes de computadores, centrais telefônicas inteligentes, fibras óticas e satélites.
Durante toda a sua existência, a Embrapa teve o
foco de suas pesquisas voltado para a produção de biomassa para
alimentos e fibras. A nova realidade, protagonizada pela elevada
demanda por energia renovável levou a empresa a incluir e priorizar
em seu planejamento estratégico, pesquisas por geração de insumos
energéticos a partir de biomassa, ou seja, a partir de fontes
renováveis. Novos conhecimentos estão surgindo a partir destas
pesquisas e processos e novas ferramentas estão sendo desenhados e
utilizados visando dar suporte adequado à gestão destas informações.
A tecnologia da informação na Embrapa é resultado
de um processo lançado no começo da
década de 1970, por ocasião da criação da empresa. Naquela época a
empresa dava os primeiros passos em relação a estruturar a sua rede
de comunicação e informação.
O primeiro Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Embrapa (PDTI 2010-2011) foi aprovado em 2010 e a estratégia para elaboração foi alinhar todas as ações de TI para atendimentos às diversas demandas da empresa em pesquisa, em administração, em comunicação e em negócios. Na literatura de gestão da informação existe um
consenso entre especialistas das mais diversas áreas de que as
organizações bem-sucedidas no século XXI serão aquelas centradas no
conhecimento, no fluxo intenso de informações e em pessoas
capacitadas participando de decisões.
Já a gestão do conhecimento (do inglês KM -
Knowledge Management) é uma disciplina que tem suscitado cada vez
mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos
de investigação e investimentos cada vez mais significativos por
parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.
Vários autores afirmam que boas iniciativas e práticas de gestão do
conhecimento contribuem para a sustentabilidade das vantagens
competitivas das organizações que as empreendem.
A gestão do conhecimento faz uso das descobertas e
ferramentas de várias disciplinas, entre as quais, a gestão
estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a
gestão da tecnologia e da inovação, o marketing, a economia, a
psicologia e a sociologia.
A Embrapa Agroenergia encara a tecnologia da
informação como instrumento para a gestão da informação e do
conhecimento. A primeira etapa de atividades do Laboratório Temático
de Gestão do Conhecimento (LGC), em parceria com a área de TI, será
o mapeamento de processos de gestão para as quatro plataformas com
as quais a Embrapa Agroenergia trabalha: Etanol, Biodiesel,
Florestas Energéticas, Aproveitamento de Coprodutos e Resíduos. A
partir daí, bases de dados serão desenhadas visando coletar,
organizar, compartilhar e disponibilizar, com nível adequado de
controle de acesso, as informações produzidas pela Unidade.
O bom aproveitamento das facilidades trazidas pela tecnologia da informação depende substancialmente de um processo periódico e estruturado de planejamento da gestão da informação. Neste contexto, o Laboratório Temático de Gestão do Conhecimento atuará gerindo a informação e dando tratamento adequado ao conhecimento produzido, de modo a transformá-lo em tecnologias, produtos e serviços que venham a ser utilizados por diversos setores da sociedade, consolidando o processo de inovação.
Contato: rachel.leal@embrapa.br
Dados para citação bibliográfica(ABNT): SILVA, R.L. da Tecnologia da Informação como instrumento para a gestão do conhecimento. 2011. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2011_1/TecnologiaInformacao/index.htm>. Acesso em:Publicado no Infobibos em 23/02/2011 |