Infobibos - Informações Tecnológicas - www.infobibos.com

Novas Cultivares de Girassol: BRS 321 e BRS 324

Ana Cláudia Barneche de Oliveira

Cláudio Guilherme Portela de Carvalho

 

O girassol apresenta ampla adaptabilidade às condições edafoclimáticas do Brasil, com maior tolerância à seca, ao frio e ao calor do que a maioria das espécies normalmente cultivadas no País. Mostra-se, assim, como uma excelente opção de cultivo em rotação ou sucessão de culturas. Os grãos são utilizados principalmente para a extração de óleo de excelente qualidade, destinado às indústrias de alimento e de biodiesel. O co-produto (torta ou farelo) obtido do processo de extração é altamente protéico e é usado na produção de ração animal.

A Embrapa desenvolveu e está disponibilizando duas novas cultivares de girassol o BRS 321 e a BRS 234 para atender a demanda do setor produtivo.

 O híbrido BRS 321 tem como principal característica o ciclo precoce, que facilita sua utilização no sistema produtivo, tanto na rotação ou na sucessão de culturas.

Já a variedade BRS 324 tem, além da precocidade, outra importante característica, que é o alto teor de óleo nos grãos, podendo agregar valor à produção.

Abaixo segue a descrição das características das novas cultivares:

Características

BRS 321

BRS 324

Genética

Híbrido simples

Variedade

Teor de óleo

40 a 44%

45 a 49%

Resistência a míldio

Apresenta

Não apresenta

Cor do aquênio

Estriado escuro

Estriado escuro

Início do florescimento*

55 a 60 dias

52 a 60 dias

Maturação fisiológica*

80 a 100 dias

80 a 100 dias

Altura média das plantas*

165 a 185 cm

170 a 190 cm

Peso de mil aquênios*

55 gramas

53 gramas

 * Características médias dependentes das condições edafoclimáticas.

 

Girassol BRS 321

 

Girassol BRS 324

 

As cultivares são indicadas para os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Sergipe e Bahia.

Para maiores informações: 

Embrapa Clima Temperado

(53) 3275 8100

www.cpact.embrapa.br

 

Embrapa Soja

(43) 3371 6000

www.cnpso.embrapa.br

 

Embrapa Transferência de Tecnologia (EM Dourados)

(67) 3425 5165

www.embrapa.br/snt

 


Ana Cláudia Barneche de Oliveira possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1986), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1992) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1999). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Clima Temperado, atuando na Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, girassol, morango, Phakopsora pachyrhizi e agroenergia.
Contato:
ana.barneche@cpact.embrapa.br

 

Cláudio Guilherme Portela de Carvalho possui graduação em Agronomia pela Universidade de Brasília (1991), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Soja. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento genético, Helianthus annuus, Glycine max, componentes de rendimento e Theobroma cacao.
Contato:
cportela@cnpso.embrapa.br



Reprodução autorizada desde que citado a autoria e a fonte


Dados para citação bibliográfica(ABNT):

OLIVEIRA, A.C.B. de; CARVALHO, C.G.P. de Novas Cultivares de Girassol: BRS 321 e BRS 324. 2011. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2011_1/girassol/index.htm>. Acesso em:


Publicado no Infobibos em 25/01/2011