Infobibos - Informações Tecnológicas - www.infobibos.com Embrapa estuda controle de pragas do pinhão manso Kadijah Suleiman A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) está realizando estudos buscando identificar quais são as principais pragas do pinhão manso. Observações iniciais do pesquisador Harley Nonato de Oliveira, na região de Dourados, mostram que uma delas, a cigarrinha verde (foto), inicia a colonização da planta no final do ano e apresenta maiores populações nos primeiros meses do ano seguinte.
O pesquisador explica, ainda, que em regiões onde o período outono-inverno é mais quente e chuvoso, as plantas permanecem folhadas. “A permanência ou não das folhas na planta pode afetar a incidência dos insetos na cultura”, acrescenta. Através de um projeto da Embrapa, em andamento, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), informações mais detalhadas sobre os ácaros e insetos pragas em diferentes regiões do Mato Grosso do Sul serão conhecidas, especialmente sobre a cigarrinha verde. Outra preocupação da Embrapa é estabelecer medidas de controle eficientes para a cigarrinha verde a partir da avaliação de produtos alternativos de controle. Sendo assim, a Empresa está buscando parceria para uma essa segunda etapa do projeto. “É importante salientar que essas duas fases fornecerão subsídios para a implementação de um manejo integrado de pragas nessa cultura”. Segundo o pesquisador, se medidas de controle forem adotadas ainda na fase inicial do desenvolvimento da praga, as folhas podem recuperar a coloração normal. “Caso contrário, sofrem necrose das bordas para o meio e chegam a cair. Isso compromete o desenvolvimento normal da planta ocasionando a queda da produção”, explica.
Kadijah Suleiman é jornalista (MTb
RJ 22729JP) da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS)
Dados para citação bibliográfica(ABNT): SULEIMAN, K. Embrapa estuda controle de pragas do pinhão manso. 2010. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2010_1/PragasPinhaoManso/index.htm>. Acesso em:Publicado no Infobibos em 25/02/2010 |