Infobibos - Informações Tecnológicas - www.infobibos.com ACIDENTES COM TRATORES E A ESTRUTURA DE PROTEÇÃO NA CAPOTAGEM
Ila Maria
Corrêa¹
Tratores agrícolas não são veículos de alta velocidade, mas, em geral, necessitam de grande potência e peso para bom desempenho das funções para as quais são destinados. Os principais riscos que podem ocorrer durante atividades envolvendo trator são: tombamento e/ou capotagem lateral, tombamento e/ou capotagem para trás, aprisionamento por peças móveis, queda do operador. O operador pode ainda estar sujeito a adquirir doenças, como perda auditiva devido ao ruído excessivo do trator; a problemas de coluna em decorrência da inadequação do posto de operação, a problemas gastrintestinais pela exposição excessiva a vibrações verticais.
O tombamento é resultado da perda de estabilidade do trator o que está relacionado à distância entre eixos e à bitola utilizada. Assim, o uso de tratores estreitos oferece maior risco que os tratores convencionais.
O tombamento lateral pode ocorrer em trabalhos realizados em terrenos inclinados, queda de roda em buraco no terreno, afundamento das rodas traseiras na lama, deslocamento e frenagem brusca em alta velocidade, presença de pedras e outros obstáculos que se encontrem no percurso do trator.
Já o tombamento para trás normalmente ocorre quando são tracionados implementos fora da barra de tração, utilizados pontos de engate muito elevados, tentativas de puxar tocos ou outros objetos fixos com marcha para frente e carga acima do peso do trator. O tombamento para trás ocorre de forma tão rápida que o condutor muitas vezes não consegue evitá-lo. Tais situações são potencializadas quando os tratores são desprovidos de requisitos de segurança e apresentam precária manutenção (por ex., problema no sistema de freio, estrutura de proteção na capotagem (EPC) danificada).
Cuidados durante a operação do trator são fundamentais para prevenir acidentes, entretanto, o trator é uma máquina naturalmente perigosa, sendo às vezes, difícil evitar o acidente por tombamento. Para essa eventualidade, pode-se pelo menos minimizá-lo com a presença da estrutura de proteção na capotagem.
A estrutura de proteção na capotagem (EPC) é uma estrutura montada sobre o trator com a finalidade de proteger o condutor em caso de capotagem do trator durante a sua utilização normal, garantindo um espaço seguro para o operador. Assim, ela deve ser construída de maneira que resista ao impacto do tombamento sem sofrer deformações que atinjam a zona de segurança destinada ao operador.
Acidentes com tombamento e/ou capotagem Apesar de não existir estatísticas sistemáticas da ocorrência de acidentes, diversas citações bibliográficas ao longo dos anos mencionam que é expressivo o índice de acidentes com tratores:
a) 70% dos acidentes são relacionados à capotagem (Rodrigues & Silva, 1986); b) Metade dos acidentes fatais na Espanha é devido ao tombamento de tratores (Márquez, 1995); c) 59,8% dos acidentes são capotagem (Debiasi, 2002); d) 47,8% dos acidentes com tratores são relacionados ao tombamento (Corrêa & Ramos, 2002) e) Acidentes com tratores foram a principal causa de morte (31% dos acidentes rurais) em Queensland no período de 1990-98, sendo 45,5% devido ao tombamento (Ferguson, 1999 citado por Pope, 2000). f) Cerca de 250 pessoas morrem todo ano nos EUA em decorrência do envolvimento de tratores em capotagem, aprisionamento e colisões em estradas (Schenker, 2004).
Para quem pensa que os acidentes com tratores agrícolas é coisa muito distante, de ocorrência apenas no passado ou que acontece longe de seu meio de convívio, basta procurar na internet, relatos dos acidentes divulgados em periódicos locais. Destacam-se a seguir alguns desses casos. São todos recentes e ocorreram com pessoas jovens e velhas, com tratores de diferentes marcas, em vários municípios brasileiros e em diferentes situações.
1) Trabalhador rural morre esmagado por um trator: em acidente ocorrido em 19/05/05 um jovem de 25 anos no município de Veríssimo (MG), morre vítima de capotagem do trator. Na ocasião a vítima conduzia um trator Massey Ferguson, puxando uma carretinha com a qual iriam buscar lenha. Quando o trator se aproximou de uma descida muito íngreme da estrada vicinal, o jovem começou a descer bem devagar, utilizando a primeira marcha. Neste momento, seu companheiro resolveu descer, aproveitando que o trator estava bastante lento. Ele então presenciou o trator descendo descontrolado cerca de 100 metros capotando várias vezes até cair em uma vala atingindo o operador.2) Trator esmaga o trabalhador: um agricultor de 63 anos morreu esmagado pelo trator que ele próprio conduzia. O acidente ocorreu em 16/02/2006 em Tubarão (SC). Segundo populares, o agricultor tentava subir um barranco, mas o trator virou. Ele caiu e foi esmagado. Quando os bombeiros chegaram ao local, o agricultor já estava morto.
3) Acidente com trator mata tratorista: um tratorista de 63 anos morreu quando o trator em que trabalhava tombou em cima dele. O acidente aconteceu em 17/02/07 na Fazenda Boa Esperança, na zona rural do distrito de Monte Verde Paulista, em Cajobi (SP). Segundo consta, o tratorista trabalhava com o trator roçando o pomar, quando o veículo caiu em uma vazante de um açude, e acabou tombando. Com isso, a capota do trator caiu sobre a cabeça do agricultor, que não resistiu e acabou falecendo no local.
4) Máquina tombou e atingiu a cabeça da vítima: um agricultor de 37 anos morreu depois de um acidente envolvendo um trator, em Barão de Cotegipe (RS). O acidente aconteceu em 05/07/08 quando o agricultor dirigia a máquina agrícola usada para distribuir adubo orgânico na propriedade. O trator atolou e, o agricultor tentou puxar a máquina com outro trator menor, usando um cabo. Durante a ação, entretanto, o cabo se rompeu e o trator tombou, atingindo a cabeça do agricultor que não resistiu ao traumatismo craniano e morreu horas depois.
5) Acidente com trator mata adolescente: um adolescente de 15 anos morreu no dia 25/06/2008 em um acidente de trânsito no interior de Vacaria (RS) quando o trator que era conduzido pelo seu cunhado, de 26 anos, tombou na localidade de Estrada do Refugiado. O operador não tinha carteira de motorista e havia bebido. O veículo teria derrapado e tombado à esquerda da estrada de chão batido. O adolescente era transportado no estribo do trator marca Valtra BF75 e teria sido jogado para longe do veículo e batido a cabeça na queda.
6) Trator capota e mata agricultora: Operador de 39 anos, conduzia o trator Yanmar, modelo 1050D, e levava sobre um dos pára-lamas laterais sua esposa do dia 10/05/08. Como a máquina agrícola não possui faróis, o condutor não percebeu uma extensa vala, localizada nas proximidades do portão de entrada do sítio, em Itupeva (SP) onde trabalha e capotou. Por muito pouco o operador não é esmagado pelo pesado trator. Sua esposa de 31 anos, não teve a mesma sorte. Ela foi atingida em cheio e teve morte instantânea.
7) Jovem morre esmagado por trator: a Polícia de Cabreúva (SP) registrou, pela manhã do dia 29/07/08, um caso de acidente que terminou com a morte de um jovem de 25 anos. Segundo a Polícia Militar, o rapaz estava trabalhando com um trator da marca Agrale, para retirada de uma árvore. Durante a operação de remoção do tronco, o trator em que estava acabou virando e o jovem ficou prensado sob a máquina.
Tipos de EPC
São três os tipos
de EPC: a) EPC de dois pontos de fixação ou dois pilares: Também denominada arco de segurança, constitui-se de um elemento estrutural fixo ao trator em dois pontos resistentes no chassis, à frente ou atrás do operador. b) EPC de quatro pontos de fixação ou quatro pilares: Constitui-se de um conjunto de barras resistentes que se fixam à frente e atrás do operador em quatro pontos de apoio no trator. c) Cabine de segurança: Conjunto de elementos resistentes semelhantes à EPC de 4 pontos, sobre os quais são feitos recobrimentos para proteger o operador do sol, poeira, chuva, calor e frio.
Dos três tipos o mais eficiente é a cabine de segurança, pois além da segurança oferece conforto ao operador.
A EPC de dois pontos de fixação, geralmente utilizada em tratores estreitos ou de pequeno porte, é a que tem merecido maior desenvolvimento tecnológico para adequar o uso do trator às necessidades particulares como em parreirais cultivados em carramanchão, pomares e edificações para confinamento de animais. É uma alternativa interessante para adaptar em tratores velhos que permitam este tipo de EPC. Alguns projetos de EPC de dois pontos são constituídos de barras dobráveis de modo que ao operar em culturas de baixo vão livre o operador tenha a opção de abaixá-la.
O que acontece, entretanto, é que muitos operadores não retornam a estrutura à posição original quando executando outras tarefas ou deslocando-se em estradas. Desta forma ficam expostos à gravidade de um acidente por tombamento.
Para evitar este problema há um estudo de POWERS et al. (2001) denominado NIOSH AutoROPS que consiste de uma estrutura “telescópica” que fica normalmente abaixada e está ligada a um sensor que monitora o ângulo de operação do trator. Se uma condição de tombamento é detectada pelo sensor a EPC retraída se estende e trava na posição vertical antes de tocar o solo.
É preciso ressaltar, porém, que qualquer que seja o tipo de EPC utilizada a proteção do operador só será garantida com o uso de cinto de segurança que também deve estar presente no trator que disponha de estrutura de proteção na capotagem.
BIBLIOGRAFIA CITADA
CORRÊA, I. M. & RAMOS, H. H. Acidentes Rurais. Revista Cultivar Máquinas, Pelotas, Ano III, n. 16, jan-fev, 2003, p. 24-25.
DEBIASI, H. Diagnóstico dos acidentes de trabalho e das condições de segurança na operação de conjuntos tratorizados. 2002. 209f. Dissertação (Mestrado em Mecanização Agrícola) – Curso de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
MARQUEZ, L. Ergonomia e segurança no projeto e utilização das máquinas agrícolas. Viçosa: UFV/SBEA, 1995, 206p. (Apostila de Curso)
POPE, S. Tractor ROPS ... Rollovers, Rebates & Retrofits. Queensland Government. Division of Workplace Health and Safety Aug., 2000. 52p.
RODRIGUES, V. L. G. S. & SILVA, J. G. Acidentes de trabalho e modernização da agricultura brasileira. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 14, n. 56, mai, 1986, p. 28-39.
SCHENKER, M. Tractor-related accidents continue to ocurr. Disponível em: <http://www.cdc.gov/nasd/newsletters/WCAHS/07_AHNWinter2004.pdf Acesso em 17 /09/08.
Origem: Instituto Agronômico - IAC - www.iac.sp.gov.br
IIla
Maria Corrêa, engenheira agrícola formada na Universidade
Federal de Pelotas, concluiu o doutorado em agronomia (Energia na
Agricultura Botucatu, SP) pela Universidade Estadual Paulista Júlio
de Mesquita Filho em 2000. Atualmente é Pesquisadora Científica V do
Instituto Agronômico,
Centro de Engenharia e Automação, Jundiaí-SP.
Atua na área de engenharia agrícola, com ênfase em máquinas e
implementos agrícolas, nas seguintes linhas de pesquisa: utilização
de biocombustíveis e segurança em máquinas agrícolas. Em seu
currículo Lattes os termos mais representativos na contextualização
da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são:
desempenho de trator, pneu agrícola, pneus diagonais, pneus radiais,
segurança no meio rural, segurança em máquinas agrícolas,
biocombustíveis, ensaio de tratores e pulverizador agrícola.
Rosa
Yasuko
Yamashita
possui graduação em Curso de
Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1981),
especialização em Ergonomia pela Universidade de São Paulo (1986) e
especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade
Armando Alvares Penteado (1988). Atualmente é Pesquisador Titular
III do Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do
Trabalho. Atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de
Seguraça do Trabalho, Ergonomia, Exploração Florestal, Segurança do
trabalho, vibração.
Dados para citação bibliográfica(ABNT): CORRÊA, I.M.; YAMASHITA, R.Y. Acidentes com tratores e a estrutura de proteção na capotagem. 2009. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2009_1/Tratores/index.htm>. Acesso em:Publicado no Infobibos em 31/03/2009 |