Infobibos - Informações Tecnológicas - www.infobibos.com

Considerações sobre implantação de lavouras de soja

Francisco de Jesus Vernetti Junior

 

A produtividade de uma cultura é definida pela interação entre o genótipo da planta e o ambiente de produção. Durante o ciclo da cultura da soja, a planta permanece exposta a muitos fatores externos que podem favorecer ou prejudicar a produção final. Altos rendimentos só são obtidos quando as condições ambientais são favoráveis em todos os estádios de crescimento da espécie. Portanto, sem sombra de dúvida, o sucesso de implantação da cultura da soja passa, inicialmente, pela sensata escolha das cultivares, ponderando suas características, como adaptação à região em que vai ser conduzido, o potencial de rendimento e, principalmente, a resistência às doenças.

A identificação correta das cultivares em função do clima e do solo de cada região e o manejo adequado para cada uma delas será de fundamental importância, principalmente em um cenário de estreita margem de lucro. Sabe-se que os fatores climáticos que condicionam o ambiente são determinantes do grau de adaptação dos genótipos. Somente escolha de cultivares de mesmo ciclo pode levar a grandes perdas, pois a soja no período de enchimento de grãos é muito sensível à déficits hídricos. Se o produtor tiver uma grande área com uma mesma cultivar, neste período, e ocorrer uma estiagem, pode acarretar prejuízos significativos. Em grandes áreas, deve ser avaliado o plantio de variedades de ciclos precoces, médio e tardio de forma a permitir um escalonamento de plantio. Além da escolha das cultivares, as principais práticas de manejo compatíveis com a produção econômica que devem ser consideradas são: a semeadura na época recomendada para a região de produção; o uso de espaçamentos e densidades adequados a esses cultivares; o monitoramento e controle das plantas daninhas, pragas e doenças e redução, ao mínimo, das possíveis perdas de colheita. Aspectos como a população de plantas devem ser considerados, de forma a possibilitar, além do alto rendimento de grãos, altura de planta e de inserção de legumes adequados, de forma a minimizar perdas na colheita mecanizada e ausência de acamamento. De outro lado, densidades muito baixas resultam em plantas de baixo porte, menor capacidade de competir com as plantas daninhas e maiores perdas na colheita. Outro manejo que pode ser considerado como insumo essencial para garantia de bons resultados é a época de semeadura. Semeaduras tardias aumentam o risco do aparecimento da ferrugem, por exemplo. Semeaduras realizadas fora da época recomendada implicam que as fases críticas da cultura - floração, formação e enchimento de grãos - poderão não se desenvolver sobre as melhores condições, não se recuperando mais.

A verdade é que o produtor quer cultivares cada vez mais produtivas e que sejam resistentes às principais doenças, para diminuir, assim, os riscos e o custo de produção, pelo menor uso de agroquímicos. Em geral, as causas de insucesso que se observa numa lavoura de soja estão grandemente relacionadas à: escolha de cultivares adequadas; época de semeadura; populações de plantas; mato competição; manejo inadequado. Daí, mais do que nunca, a importância de se buscar auxílio com profissionais habilitados da região, que são aqueles com capacidade de orientar a aquisição de insumos de qualidade comprovada, evitando desperdício de tempo e recursos. Essa é a realidade vivida pelo produtor rural mais informado e organizado, que é mais exigente quanto ao que vai semear, pois isto pode ser a diferença entre ter lucro ou prejuízo.


Francisco de Jesus Vernetti Junior possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1976), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1979) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Clima Temperado. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, arroz irrigado, sistemas de cultivo, plantio direto e manejo de cultura.
Contato: vernetti@cpact.embrapa.br



Reprodução autorizada desde que citado a autoria e a fonte


Dados para citação bibliográfica(ABNT):

VERNETTI, F.J.  Considerações sobre implantação de lavouras de soja. 2008. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2008_4/soja/index.htm>. Acesso em:


Publicado no Infobibos em 15/12/2008

Veja Também...