BRS Guariba – cultivar de feijão-caupi de alto desempenho em Roraima
por Aloisio Alcantara Vilarinho
Conhecido em Roraima como feijão regional, o feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp] é uma das fontes alimentares mais importantes e estratégicas para as regiões tropicais e subtropicais do mundo adaptando-se relativamente bem a uma ampla faixa de clima e solo (de areias quartzosas a solos de textura pesada). Por apresentar elevada capacidade de fixação biológica de nitrogênio atmosférico, o feijão-caupi adapta-se bem a solos de baixa fertilidade nas mais diversas condições de cultivo.
No Estado de Roraima, segundo o IBGE, são plantados em torno de 1000 hectares anuais de feijão-caupi, com produtividade média da ordem de 666 quilos por hectare (kg/ha). Essa produtividade, embora acima da produtividade média nacional, é baixa se comparada ao potencial da cultura, estimado em 6000 kg/ha. Atualmente os cultivares BRS Mazagão (de porte semi-ereto e recomendado em 2002), BRS Amapá (de porte semi-prostrado, recomendado em 2002), Vita 7 (porte semi-ereto, recomendado em 1995), Pitiúba (porte ramador, recomendado em 1995) e Tracuateua (porte ramador, recomendado em 1995), todos com potencial produtivo acima de 1000 kg ha-1, são recomendados para plantio no Estado de Roraima. Além destes, grande número de variedades locais não melhorados são também plantados, contribuindo para a redução da média de produtividade no Estado.
A adoção, por parte dos agricultores roraimenses, de cultivares produtivas mais adaptadas que as cultivares tradicionalmente em uso poderá melhorar substancialmente o rendimento do feijão-caupi na região. Além disso, com maior número de cultivares recomendados para o Estado de Roraima o agricultor, além de obter boas produtividades com o uso desses materiais, passa a ter opções de escolha entre materiais com características distintas, tais como tipo de grãos, ciclo, porte da planta, resistência a diferentes doenças, etc. Em função disso e da crescente demanda por esta cultura, e considerando que o uso de variedades não adaptadas e a falta de manejo ocasionam baixa produtividade do feijão-caupi no Estado, através de uma parceria com a Embrapa Meio-Norte, a Embrapa Roraima testou a variedade BRS Guariba para verificar sua adaptação às condições edafoclimáticas do Estado de Roraima.
O cultivar BRS Guariba foi obtido do cruzamento da linhagem IT85F-2687, introduzida do International Institute of Tropical Agriculture – IITA, em Ibadan, Nigéria, com a linhagem TE87-98-8G, do Programa de Melhoramento da Embrapa Meio-Norte, em Teresina, PI. É um cultivar com ciclo em torno de 70 dias, com planta de porte semi-ereto, grão de coloração branca, com teor de proteína na faixa de 22% e de tamanho médio (peso médio de 100 grãos na faixa de 19,5 g). É recomendado para condições de alta tecnologia (solo corrigido e adubado com base no resultado da análise química do solo) onde, no Estado de Roraima, em avaliações conduzidas nos Campos Experimentais Água Boa, Confiança e Serra da Prata, no período de 2004 e 2005, produziu, em média, 1454 kg ha-1, chegando a produzir 1933 kg ha-1 no Campo Experimental do Água Boa em 2004. Além disso, O cultivar BRS Guariba é resistente ao mosaico transmitido por pulgão (Cowpea aphid-borne mosaic virus – CABMV) e ao mosaico-dourado (Cowpea golden mosaic virus – CGMV), é moderadamente resistente ao oídio (Erysiphe polygoni DC.) e a mancha-café (Colletotrichum truncatum (Schw. Andrus & Moore)) e é moderadamente tolerante à seca e a altas temperaturas, demonstrando o quanto esse cultivar pode vir a contribuir para o aumento de produtividade do feijão-caupi no Estado.
Aloisio Alcantara Vilarinho
possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de
Viçosa (1989), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade
Federal de Viçosa (2001) e doutorado em Genética e Melhoramento pela
Universidade Federal de Viçosa (2004). Atualmente é Pesquisador III
da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária,
Embrapa Roraima. Tem
experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitotecnia. Atuando
principalmente nos seguintes temas: Seleção, Predição de ganhos,
Melhoramento genético, Viés. Contato: aloisio@cpafrr.embrapa.br
Dados para citação bibliográfica(ABNT): VILARINHO, A.A. BRS Guariba – cultivar de feijão-caupi de alto desempenho em Roraima. 2007. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2007_4/Guariba/index.htm>. Acesso em: Publicado no Infobibos em 19/12/2007
|