Variedade de milho Sol da Manhã: opção para solos de baixa fertilidade

por Aloisio Alcantara Vilarinho

O estado de Roraima possui 22.429.898 hectares dos quais estão disponíveis para o setor produtivo 2.086.951 ha, sendo 1.141.951 ha de savana e 945.000 ha de mata. O milho é uma das opções de culturas para plantio nessas áreas. É um alimento tradicional, altamente energético, produzido e consumido em todas as regiões brasileiras.

Em 2005, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento, foram produzidos em Roraima 26.000 toneladas de milho em uma área de 13 mil hectares. Na maior parte desta área foi utilizada a variedade BR 106. Alguns dos motivos para o sucesso do BR 106 é que ele é um milho rústico, possui menor custo de semente, apresenta boa estabilidade de produção e adaptabilidade a todas as regiões brasileiras, resistência ao acamamento e ao ataque das principais pragas.

Entretanto, dentre as cinco variedades recomendadas para Roraima (BR 106, BRS Sol da Manhã, BR 451, BR 473 e BRS Saracura) a variedade BRS Sol da Manhã vem se destacando das demais em termos de produtividade de grãos. Em trabalhos realizados na Embrapa Roraima de 2003 a 2005, o BR 106 produziu em média 2206 kg/ha, enquanto que o Sol da Manhã produziu 3532 kg/ha.

A variedade Sol da Manhã foi desenvolvida pela Embrapa Agrobiologia e pela Embrapa Milho e Sorgo e contou com a participação efetiva de agricultores de uma comunidade chamada Sol da Manhã, situada em Seropédica, RJ, onde vários ciclos de seleção foram realizados em ambientes com baixa fertilidade natural e com baixo nível de nitrogênio.

Sabe-se que o nitrogênio é o nutriente mais requerido, o que mais limita a produtividade de milho e também é o que mais onera a cultura. Essa variedade é uma nova alternativa para o mercado Roraimense. Possui grãos duros e alaranjados, é uma variedade precoce ( completa o ciclo em menos de 100 dias, nas condições de Roraima), adaptada a solos de baixa fertilidade natural, eficiente no uso de nitrogênio e com alto potencial produtivo ( 7500 kg/ha).

*Artigo encaminhado ao Infobibos por Siglia Souza, Jornalista da Área de Comunicação e Negócios da Embrapa Roraima. Contato: siglia@cpafrr.embrapa.b


Aloisio Alcantara Vilarinho possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Atualmente é Pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Roraima. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Seleção, Predição de ganhos, Melhoramento genético, Viés.
(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Contato: aloisio@cpafrr.embrapa.br



Reprodução autorizada desde que citado o autor e a fonte


Dados para citação bibliográfica(ABNT):

VILARINHO, A.A. Variedade de milho Sol da Manhã: opção para solos de baixa fertilidade. 2007. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2007_3/solmanha/index.htm>. Acesso em:


Publicado no Infobibos em 21/07/2007

Veja Também...