Mistura Mineral Para Ovinos

Mauro Sartori Bueno
Luiz Eduardo dos Santos
Eduardo Antonio da Cunha
Cecília José Veríssimo

          As mistura minerais devem ser utilizadas para suprir as carências encontradas nos alimentos. Gramíneas geralmente apresentam baixos teores de fósforo. Rações concentradas compostas de milho e farelos de trigo, algodão e soja são ricas em fósforo e pobres em cálcio.

          Animais em pastagens de gramíneas estão sujeitos a deficiências de fósforo e devem ser suplementados com mistura mineral rica neste elemento. As misturas minerais encontradas no comércio são, em sua maioria, compostas de sal iodado (NaCl), minerais (cálcio, fósforo e micro elementos). Devem estar sempre à disposição dos animais em saleiros adequados.

          Deve-se ter atenção especial com o teor de cobre da mistura, pois ovinos são susceptíveis à intoxicação por excesso deste elemento. Uma boa mistura mineral pronta deve conter não menos que 8% de P e no máximo entre 300 e 500 ppm de cobre. Quando o teor de fósforo da mistura mineral for, por exemplo, ao redor de 16% e 1000ppm de cobre recomenda-se sua diluição com a mesma quantidade de sal iodado.

Exemplos de rações concentradas

Com milho grão

Ingredientes

18%
Proteína

20%
Proteína

14%
 Proteína
(pouca  uréia)

14%
Proteína
(com uréia)

Milho moído

56

46

70

93,5

Farelo de soja

15

22

--

--

Farelo de algodão1

15

18

15

--

Farelo de trigo

10

10

10

--

Uréia

--

--

1

2,0

Mistura mineral2

1

1

1

1,5

Sal

1

1

1

0,5

Calcário3

2

2

2

1,8

Sulfato de amônio ou Sulfato de Cálcio

--

--

--

0,2

1. Farelo de algodão com 28% de Proteína bruta.

2. Mistura contendo ao redor de 8% de fósforo e 300 ppm de cobre.

3. Calcário calcítico para alimentação animal ou farinha de conchas.

Com polpa cítrica desidratada

Ingredientes

18%
Proteína

20%
Proteína

14%
Proteína
(com uréia)

Polpa cítrica desidratada

55

50

60

Farelo de soja

18

20

--

farelo de algodão1

15

18

17

Farelo de trigo

10

10

20

Uréia

--

--

1

Mistura mineral2

1

1

1

Sal

1

1

1

1. Farelo de algodão com 28% de Proteína bruta.

2. Ao redor de 8% de fósforo e 300 ppm de cobre.

3. Cálcário calcítico para alimentação animal ou farinha de conchas.

 

Ovelhas em pastagem devem receber suplementação mineral adequada às suas exigências nutricionais.

 

Animais confinados recebem o mineral incluído no concentrado

 


Mauro Sartori Bueno, Pesquisador Científico do Instituto de Zootecnia, Nova Odessa (SP), da Agência de Pesquisa Tecnológica dos Agronegócios - APTA, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - SAA, Graduação em Zootecnia. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil; Mestrado em Zootecnia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. ; Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)-[Cena]. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Pós-Doutorado, Escola Superior Agrária de Bragança Instituto Politécnico de Bragança, ESAB-IPB, Portugal.
Contato:
msbueno@iz.sp.gov.br

Eduardo Antonio da Cunha; Pesquisador Científico do Instituto de Zootecnia, Nova Odessa (SP), da Agência de Pesquisa Tecnológica dos Agronegócios - APTA, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - SAA, Graduação em Zootecnia. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Contato: cunha@iz.sp.gov.br

Luiz Eduardo dos Santos; Pesquisador Científico do Instituto de Zootecnia, Nova Odessa (SP), da Agência de Pesquisa Tecnológica dos Agronegócios - APTA, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - SAA, Graduação em Engenharia Agronômica. Universidade de São Paulo, USP, Brasil; Mestrado em Nutrição Animal - Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Contato: cunha@iz.sp.gov.br

Cecília José Veríssimo, Pesquisador Científico do Instituto de Zootecnia, Nova Odessa (SP), da Agência de Pesquisa Tecnológica dos Agronegócios - APTA, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - SAA, Graduação em Medicina Veterinária. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.Especialização em Curso de Especialização em Zootecnia (Ruminantes).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil. Mestrado em Zootecnia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Contato: cjverissimo@iz.sp.gov.br

Reprodução autorizada desde que citadas a autoria e a fonte


Dados para citação bibliográfica(ABNT):

BUENO, M. S.; CUNHA, E. A.; SANTOS, L. E. dos; VERÍSSIMO, C. J.. Mistura mineral para ovinos. 2007. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2007_1/MinOvinos/index.htm>. Acesso em:


Publicado no Infobibos em 24/01/2007