O Jardim Botânico vai à Escola
Uma Atitude de Responsabilidade Social
 

por Maria Jussara Franco Rosa Vieira

 

1 - O Projeto

 

            O projeto “O Jardim Botânico vai à Escola” (JBVE)  foi elaborado pela Comissão de Educação Ambiental (CEA), da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

 

        O JBVE é uma iniciativa de um projeto maior e internacional, “Investing in Nature” do “Botanic Garden Conservation International” (BGCI) www.bgci.org, coordenado aqui no Brasil pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Rede Brasileira de Jardins Botânicos, com patrocínio do Banco Mundial HSBC. Localmente, contamos com o apoio da Embrapa Monitoramento por Satélite (CNPM).

 

1.1. Importância

 

          A Educação Ambiental tem sido uma linha de atuação importante nos Jardins Botânicos; esses locais constituem-se como ambientes propícios ao desenvolvimento de diversas atividades educativas, contribuindo para a conscientização pública sobre o processo de extinção de plantas e a importância de sua conservação como sustentáculo da vida na terra. (Araújo e Vargas, 2004, citado por RBJB1)

 

         Apesar de proporcionarem um ambiente educativo singular, muitas vezes esses espaços não são aproveitados da melhor maneira possível. A falta de divulgação nas escolas sobre o trabalho e a importância dos Jardins Botânicos dificulta a preparação das visitas escolares. Mesmo as escolas situadas nas proximidades de jardins botânicos não aproveitam todo seu potencial educativo como extensão escolar. Também, nota-se que nas sociedades modernas a concentração urbana propicia cada vez menos contato com ambientes naturais. (Araújo e Vargas, 2004, citado por RBJB1)

 

          Experiências diretas com semeadura e plantio têm forte apelo emocional por religar a terra aos processos básicos de sobrevivência (cultivar alimentos e plantas medicinais, por exemplo), constituindo-se em importante instrumento de sensibilização, ressaltando as relações de cuidado e ética. Projetos escolares desenvolvidos com essas temáticas podem ser motivadores para o aprendizado.

 

          O projeto "O Jardim Botânico vai à Escola"  busca despertar nas escolas, a possibilidade de desenvolvimento de projetos escolares tendo a questão ambiental como tema transversal. Além disso, busca melhorar a comunicação e troca de experiências com professores, estimulando um uso mais efetivo e intenso dos jardins botânicos como ambiente educativo.

 

          Os jardins botânicos anualmente recebem muitas visitas de escolares, interessados em aprender mais sobre plantas, ou complementar conteúdos escolares. A maioria das atividades educativas realizadas nos jardins botânicos  caracterizam-se por serem pontuais, de duração limitada, esporádicas e, portanto, de difícil avaliação. A possibilidade de participar de um processo educativo junto com escolas do entorno, permitirá avaliar atividades e materiais didáticos, contribuindo com informações necessárias para que os professores desenvolvam seus conteúdos escolares, ou projetos educativos.

 

1.2. Objetivos

 

          Estabelecer um processo educativo com a comunidade escolar por meio de ações de educação ambiental, de forma a divulgar o papel dos jardins botânicos na conservação da biodiversidade e na promoção da sustentabilidade sócio-ambiental.

 

          O projeto é dividido em três fases:

 

·        Educadores e jardim botânico: compreende a seleção de uma escola pública, com oferta de cursos e aperfeiçoamento para o corpo docente.

·        O jardim botânico vai à escola: essa atividade envolve a participação dos pais, alunos e professores no diagnóstico e avaliação dos potenciais do pátio escolar; definição e execução de projetos específicos (horta escolar, horto de plantas medicinais e aromáticas, melhoria no paisagismo da escola, entre outros). Também, nessa etapa, está prevista a exposição do Baú da Vida, composto por uma série de materiais informativos, didáticos e lúdicos, que foram preparados para o projeto.

·        A escola vai ao jardim botânico: são visitas orientadas de pais, estudantes e professores. Conforme a necessidade da comunidade escolar para a execução dos sub-projetos deverão ser montadas oficinas específicas no jardim botânico sobre os temas escolhidos. Cada ação possui um valor didático-pedagógico, devendo ser explorada como tema transversal na educação não formal. A avaliação será constituída de forma participativa, envolvendo todos os participantes do projeto.

 

1.3. Etapas da implantação do projeto

 

1ª Etapa Educadores e o Jardim Botânico

     - Levantamento de escolas potenciais
    - Visitas às escolas para análise
    - Seleção da escola

    - Apresentação do projeto para a direção da escola e diretriz de ensino

    - Realização de oficina de preparação de professores

 

2ª Etapa Jardim Botânico vai à Escola

    - Percepção do ambiente escolar

    - Exposição sobre o Jardim Botânico na escola para o corpo discente
    - Aplicação das atividades do baú da vida pelo professor para estimular e incrementar as atividades do projeto

    - Planejamento e definição de sub-projetos

    - Pesquisa para desenvolvimento dos sub-projetos

 

3ª Etapa Escola vai ao Jardim Botânico

    - Oficinas específicas para sub-projetos (para estudos das atividades propostas)

    - Visitas orientadas ao Jardim Botânico

 

4ª Etapa Execução

    - Execução dos sub-projetos na escola

 

5ª Etapa Avaliação

    - Avaliação (avaliação processual concluída ao final de cada etapa do projeto, realizada pela comunidade escolar e equipe do Jardim Botânico)

     - Avaliação geral do projeto

 

2 - Potencialidade do IAC para aplicação do projeto

 

         O Instituto Agronômico (IAC), criado em 1887, por Dom Pedro II, iniciou os seus trabalhos com a cultura do Café que era de extrema importância para o Brasil, o “ouro verde” que estava ameaçado por solos exauridos e doenças, e assim, ameaçando a balança econômica do país. Hoje, a Instituição trabalha com mais de 70 espécies de plantas de interesse econômico para o Estado de São Paulo. Deste modo, no decorrer dos quase 119 anos de atividades a instituição tem “colecionado” um número significativo de plantas de importância impar para o Estado de São Paulo, para a Nação Brasileira e com certeza, para a biodiversidade do planeta no qual vivemos.

 

         O Jardim Botânico do Instituto Agronômico - JBIAC - possui características peculiares, sendo o único jardim botânico brasileiro centrado na temática agrícola. Atualmente são mantidos cerca de 200.000 acessos de germoplasma vegetal, em todo o país, dos quais o IAC participa com expressivos 16,5% desse total. Seus recursos genéticos são compostos por germoplasma nativo in situ, distribuídos em áreas de mata mesófila semidecídua, mata ciliar, cerrado e várzeas, possuindo também germoplasma conservado ex situ em suas coleções e bancos ativos, com aproximadamente 32.543 acessos pertencentes a 5.104 espécies vegetais. Bem localizado, o JBIAC situa-se em dois locais distintos, ambos na cidade de Campinas, SP.

 

          A área principal está situada na Av. Theodureto de Almeida Camargo, 1.500, bairro Chapadão, mais conhecida por Fazenda Santa Elisa. Conta com aproximadamente 700 ha, dos quais 170 ha são ocupados por culturas anuais, 25 ha por mata nativa, 60 ha de arboreto, 51 ha de várzeas, 30 ha por cursos d’água e represas, 45 ha de cerrado, 37 ha de área a ser reflorestada com madeiras nobres, 5 ha de seringal, 10 ha por alameda de bambus, 50 ha de áreas edificadas, 20 ha de gramado, 65 ha de cafezal e outros 137 ha com áreas com construções,  jardins, vegetações diversas e Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs).

 

          A segunda área do JBIAC localiza-se na Av. Barão de Itapura, 1481, bairro Guanabara, e é denominada Parque da Sede do Instituto Agronômico. Possui jardins com mais de 600 espécies, entre arbóreas, arbustivas e herbáceas. Por isso tudo, o IAC é considerado uma das principais Instituições da América Latina em conservação de recursos genéticos vegetais ex situ.

 

           O Herbário IAC, registrado no Index Herbariorum, está localizado no edifício da Botânica - Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Jardim Botânico - na sede do IAC, é uma grande fonte para pesquisas e consultas educacionais sobre plantas diversas, com um acervo de mais de 42.000 exsicatas de espécies nativas e cultivadas.

 

           Portanto, lançando mão deste arsenal e tendo em mente que o sistema escolar é um dos canais privilegiados para a difusão e a prática da educação ambiental, o JBIAC vai à Escola!.

 

            Em 2006 começamos a implantação do projeto no Instituto Agronômico, com uma ação de Responsabilidade Social focada em Educação Ambiental. O projeto está em pleno andamento e oportunamente estaremos divulgando os resultados.

 

 3 - Bibliografia Consultada

 

1 RBJB - Rede Brasileira de Jardins Botânicos. Projeto Jardim Botânico Vai à Escola. Disponível em <http://www.rbjb.org.br/ojardimvaiaescola.html>. Acesso em 07/08/2006.
 

IAC - Instituto Agronômico. Disponível em <http://www.iac.sp.gov.br> Acesso em 07/08/2006.

 

 

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Maria Jussara Franco Rosa Vieira  possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (1973). Atua no Jardim Botânico do Instituto Agronômico - IAC/APTA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo. É Coordenadora do projeto "O Jardim Botânico vai à Escola" do IAC.
Contato: jussara@iac.sp.gov.br

 

Reprodução autorizada desde que citado o autor e a fonte


Dados para citação bibliográfica(ABNT):

ROSA VIEIRA, M. J. F.. O jardim botânico vai à escola: Uma atitude de responsabilidade social. 2006. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/JB/Index.htm>. Acesso em:


Publicado no Infobibos em   21/08/2006